Quando a Arte Encontra a Literatura: Pintando Histórias no Berçário II
- EEI Maria das Dores

- 8 de out.
- 1 min de leitura
As experiências com técnicas de pintura no Berçário II, realizadas após a contação da história O Grande Rabanete, representam um encontro sensível entre a literatura e as artes visuais — duas linguagens fundamentais na educação infantil.
Ao ouvir a história, as crianças são convidadas a mergulhar em um universo de imaginação, curiosidade e encantamento. A narrativa desperta emoções, amplia o vocabulário e estimula a escuta atenta, preparando o campo simbólico para a expressão artística que vem a seguir.
Quando, então, passam a explorar as tintas, cores e texturas, os pequenos transformam o que ouviram em gesto, cor e forma. Essa transposição da linguagem oral para a plástica permite que expressem suas compreensões e sentimentos sobre a história de maneira única, pessoal e criativa.
A pintura, nesse contexto, não é apenas uma atividade estética, mas uma poderosa ferramenta de desenvolvimento integral: favorece a coordenação motora fina, a percepção visual, o raciocínio espacial, e principalmente, a autonomia expressiva. Cada traço, mancha e mistura de cores revela o modo singular como cada criança compreende e se relaciona com o mundo.
Assim, ao unir arte e literatura, oferecemos aos pequenos um espaço de escuta, imaginação e criação — elementos essenciais para a formação de sujeitos sensíveis, criativos e confiantes em suas próprias formas de comunicar o que sentem e pensam.
Professora Letícia


Comentários